Algumas atividades da 1ª etapa

WhatsApp Image 2019-02-14 at 09.50.30.jp

Prof. Paulo, de Biologia, presenteando os alunos do 4º ano com uma aula sobre o mundo microscópico.

Antes de iniciar o assunto, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a invenção do microscópio e como essa invenção ajudou o mundo. Compartilhamos as descobertas e iniciamos o estudo do mundo microscópico.  Convidei o professor Paulo para dar uma aula no laboratório para auxiliar na compreensão dos conteúdos.

Objetivos da aula:

• Conhecer um microscópio e seu funcionamento;

• Compreender que há organismos formados por uma única célula, enquanto outros são formados por muitas delas;

• Entender que existem células de diferentes formas, tamanhos e funções;

• Perceber que a maioria das células só pode ser vista com o auxílio de um microscópio.

Os alunos mostraram muito entusiamo ao ter contato com o microscópio e poder analisar diferentes tipos de células, além de conhecer, a partir das explicações do professor Paulo, as diferentes utilidades do microscópio e sua importância em diferentes segmentos.

WhatsApp Image 2019-02-14 at 09.50.30 (1
WhatsApp Image 2019-02-14 at 09.50.31.jp

Após a leitura da obra A Patinha Feia, de Ângelo Machado, os alunos do 4ºano, do 5º ano e do 6º ano assistiram à peça encenada no teatro do  Pátio Savassi. O objetivo do projeto foi identificar as características do texto teatral lido e do texto teatral encenado. Outro objetivo foi levar os alunos a perceberem a função social de uma peça de teatro.

WhatsApp Image 2019-02-24 at 18.00.52.jp
WhatsApp Image 2019-02-24 at 17.53.42.jp
WhatsApp Image 2019-02-24 at 18.00.51.jp
WhatsApp Image 2019-02-24 at 18.00.28.jp

Turma do 1º ano do Ensino Fundamental I Compartilhando Memórias....

O projeto “Caixa de Memórias” teve como inspiração a leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” que conta a história de um menino que vivia ao lado de um lar de idosos. Lá, ele conhece Dona Maria Antônia que havia “perdido a memória”, e isso desperta sua curiosidade. Guilherme, pergunta para várias pessoas “O que é memória?” e recebe belas respostas para sua pergunta. A partir disso, ele organiza uma caixa de memórias capaz de fazer Dona Maria Antônia recuperar muitas lembranças.

Com essa leitura inspiradora e emocionante, os alunos do primeiro ano, organizaram com a ajuda dos pais, suas caixas de memórias e compartilharam com os colegas numa apresentação individual com muita propriedade.

Para finalizar o projeto, os alunos visitaram no dia 12 de abril o Lar de Idosas Dona Paula e puderam conversar e se encantar com várias senhoras parecidas com Dona Maria Antônia.

Os alunos puderam vivenciar e compreender vários aspectos relacionados as diferentes fases da vida, a importância dos idosos na sociedade, a relação de memória com história , além de reforçar o respeito às diferenças e a valorização da própria história.

Produção de estampas para as caixas de doações de material de higiene (sabonete, shampoo, condicionador, hidratante) e bijuterias para o  Lar de Idosos Dona Paula.