Atividade 1

O Maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É, portanto, uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.

Clique no link abaixo e observe os instrumentos usados no Maracatu e o ritmo de cada um:

Depois de assistir ao vídeo, tente recriar os ritmos de todos os instrumentos do Maracatu usando copos e balde como demonstrado no vídeo abaixo.

Atividade 2

Hang drum

O hang (pronúncia em alemão, [haŋ], forma plural: hanghang) é um instrumento musical cujo som é provocado pela sua vibração. Essa classe agrupa a maior parte dos instrumentos executados por atrito, como o reco-reco; por agitação, como o chocalho; e os de percussão melódica, como os xilofones. O hang foi criado por Felix Rohner e Sabina Schärer em Berna, na Suíça. É conhecido também por hang drum e popularmente conhecido como “disco voador”, este instrumento de forma exótica tem um som impressionantemente lindo. Confira no link abaixo a linda música realizada com esse instrumento pela dupla Hang Massive:

Agora que você já conhece esse instrumento de forma exótica, clique na imagem abaixo e faça a sua música:

handpan-hang-drum-com-bag-novo-hand-pan-

Atividade 3

Música para treinar

Areia - Sandy e Lucas LimaAreia - Sandy
00:00 / 03:42

Filme ou peça alguém  para filmar você cantando a música toda e envie para o e-mail:

daniel.miranda@colegioednaroriz.com.br

Cup song

Clipe do filme: A Escolha Perfeita

Atividade 4 - 3°, 4° e 5° ano

Crie músicas no Beat Maker

Beat Maker - Make Your Own Beat on Splic

Atividade 4 - 1° e 2° ano

Crie músicas no Incredibox

V4 The love - Incredibox.png

Contate-nos

• Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • LinkedIn Social Icon

Tel: +55 (31) 3286-0051

Cel: +55 (31) 998099418

Email: eroriz@colegioednaroriz.com.br

Av. Prof. Cristovan dos Santos, 383

Bairro Belvedere - CEP: 30320-510

Belo Horizonte - Minas Gerais

© 1997 por Colégio Edna Roriz.