EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MOMENTO DE VIVENCIAR

Tempo de descobrir e se relacionar com o mundo, incorporar atitudes, criar vínculos e despertar para as diversas inteligências. Tempo de vivenciar um novo ambiente social, de incorporar novas atitudes, despertar para a leitura e a escrita e desenvolver operações lógicas no cotidiano da Escola. Envolvidas em um ambiente de afetividade, as crianças desenvolvem pesquisas, que propiciam a descoberta do mundo; escutam e narram histórias, que estimulam a criatividade e a imaginação; brincam com jogos, que promovem o desenvolvimento adequado do raciocínio lógico, a socialização e a capacidade para o trabalho em equipe e, por fim, têm contato com a arte, que desperta e desenvolve a sensibilidade estética.

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas dos educandos deverão ser adequadas à faixa etária e ao período em que estiverem matriculados. Objetivando uma avaliação contínua, a criança será constantemente acompanhada e orientada, mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo . A avaliação considerará o desempenho da criança, a capacidade de solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo aprendizagem. Serão considerados, no processo avaliativo, além dos resultados finais, desafios e avanços vivenciados.

A avaliação basear-se-á em três pressupostos:

I - observação atenta e curiosa sobre as manifestações de cada criança.

II - reflexão sobre o significado dessas manifestações, de acordo com o desenvolvimento de cada um.

III - elaboração pelos professores, orientados pela coordenação, de um relatório de avaliação semestral, que será enviado à família.

Não haverá avaliação para efeitos de promoção ou reprovação, nem para ingresso no Ensino Fundamental. A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem dos alunos, com base nos aspectos:

I - cognitivo;

II - afetivo;

III - social.

De acordo com a Proposta Pedagógica do Colégio Edna Roriz, cada criança da Educação Infantil ao 1.º Ano do Ensino Fundamental I terá, ao final de cada Etapa Letiva, uma Ficha Avaliativa descritiva, tendo como referência os Conteúdos de Aprendizagem e Habilidades definidos para o trabalho nos planejamentos do professor, os quais serão orientados pelo Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I, em vigor.

ARTE E MANHAS

ARTE E MANHAS.gif

O Projeto Arte e Manhas é dedicado aos alunos da Educação Infantil do Sistema Integrado. Inclui jardinagem, culinária, artes, psicomotricidade e jogos pedagógicos. Nossa proposta, diferentemente da preocupação única em transmitir conteúdos através do brincar, visa a formação da criança em sua totalidade, contemplando, além da instrução, a saúde, as relações interpessoais, as relações com o ambiente, a linguagem e a maneira de se expressar. Controlando seu corpo através das brincadeiras, busca-se a manutenção da saúde; descobrindo o prazer de brincar com os colegas, busca-se o desenvolvimento das relações humanas; experimentando e criando com elementos da natureza, busca-se a interação e o respeito ao seu ambiente social; falando a respeito de suas experiências e escutando seus colegas, pretende-se o desenvolvimento da linguagem oral; expressando seus sentimentos e ideias nas interações com seus pares e no faz-de-conta, procura-se que a criança desenvolva as habilidades necessárias para se expressar com desenvoltura.