ENSINO FUNDAMENTAL I - 2º ANO AO 5º ANO

MOMENTO DE APRENDER

Tempo de aprender a comunicar-se em diversos contextos, processar informações, criar estratégias para resolver problemas, adquirir autonomia nos estudos e trocar experiências. É especialmente nesta fase que a criança passa a se perceber em relação ao mundo e a ter uma postura mais ativa diante dele. É o momento adequado para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, cálculo, raciocínio lógico e interação com o meio que a cerca. Tempo de adquirir novos ideais.

AVALIAÇÃO

O Ano Letivo é dividido em quatro etapas, somando-se um total de 100 pontos, igualmente divididos, ou seja, cada etapa terá o valor de 25 (vinte e cinco pontos).

O processo avaliativo para os (as) alunos(as) do 2.º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I pautar-se- á em: observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando; uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos do grupo e com as necessidades dos estágios subsequentes; consideração do processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelos alunos, mantendo um caráter contínuo e cumulativo.

Divisão de Instrumentos Avaliativos

Em cada etapa letiva, os instrumentos avaliativos quantitativos serão divididos em dois grupos: Avaliação Individual e Avaliação Coletiva ( grupo ou dupla), sendo: no mínimo três Avaliações Individuais; uma Avaliação Coletiva.

Observação 1: Tanto para as avaliações de caráter individual, quanto para as avaliações de caráter coletivo, os instrumentos e os procedimentos poderão ser: observação, teatros, relatórios de estudos do meio/saídas culturais, atividades de livro e/ou caderno, autoavaliação, pesquisas bibliográficas, trabalhos, elaboração de jornais e revistas, provas, tarefa de casa, avaliações orais, avaliações com consulta, performances artísticas, portfólio e outros.

Observação 2: Os componentes curriculares de LÍNGUA ESTRANGEIRA, ARTES E FILOSOFIA até o 3º ano e ARTES E FILOSOFIA do 4º e 5º anos, serão avaliados por conceitos.

Os estudos de Recuperação serão proporcionados paralelamente ao processo de ensino e de aprendizagem, para recuperar conteúdos não assimilados, sempre que for necessário.

Critérios para aprovação e outros procedimentos avaliativos a partir do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I A aprovação do aluno, ao final do ano letivo, depende, além da frequência de, no mínimo, 75% de presença ao total de horas-aulas ministradas no ano letivo, do aproveitamento de, no mínimo, 60 pontos dos 100 pontos distribuídos em cada disciplina e de, no mínimo, 15 pontos dos 25 distribuídos na 4ª etapa letiva.