SISTEMA EM HORÁRIO INTEGRAL

Partindo dos pressupostos que orientam o funcionamento de nossa escola, segundo os quais a educação não deve restringir-se apenas à formação acadêmica do aluno, mas, principalmente, à sua construção como indivíduo e cidadão em sua dimensão ética, social e afetiva, isto é, como um ser integral e integrado na sua época, optamos por oferecer, em caráter opcional, o sistema integrado. Esse sistema consiste numa conjunção harmônica de “tempo físico quantificável e tempo qualitativo”, indispensáveis numa instituição que persegue, para sua clientela, uma formação integral.

Sabemos que, para ingressar e ter sucesso na Universidade e, posteriormente, no mercado de trabalho, o nosso aluno precisa desenvolver determinadas competências. Capacidade de liderança, criatividade, comunicação oral e escrita adequadas, entre outras, são hoje, mais que nunca, essenciais à vida profissional. No entanto, não devemos confundir o sistema integrado com o mero condicionamento proposto por aulas particulares, cujo objetivo imediatista visa apenas a solucionar o problema da nota baixa. Nossa proposta vai além desse imediatismo; ela advoga a ocupação integral do tempo na integralidade da conquista de objetivos imprescindíveis à formação de um cidadão íntegro em toda a sua extensão.

O Colégio Edna Roriz oferece a oportunidade de estender o período de atividades escolares desde o Maternal I até a 2ª Série do Ensino Médio, com uma rotina planejada e que, em 2022, foi totalmente reformulada para o atendimento aos alunos. Nessa modalidade educativa, os alunos vivem os dias de forma completa e agradável, com uma rotina repleta de atividades lúdicas e pedagógicas em um ambiente educativo e seguro, tais como: momento das tarefas escolares, de estudo dos conteúdos ministrados nas aulas, de leitura e de oficinas diversas.

As oficinas, geralmente, ofertadas são tais como culinária, música, futebol e dança, ficando sujeitas à formação das turmas e, portanto, o cronograma dessas atividades é sempre detalhado e divulgado após o início de cada ano letivo.