escola internacional

Desde 2009, o Colégio Edna Roriz firmou parceria com universidades americanas, obtendo a chancela de Escola Internacional, por oferecer, inicialmente, aos seus alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, o programa oficial da High School americana. Assim, tornou-se a primeira escola, em Minas Gerais, a oferecer, concomitantemente, o Ensino Médio, de acordo com a legislação brasileira, em português, sem prejuízo dos conteúdos acadêmicos necessários para o ingresso nas melhores universidades do país, e mais de 510 horas/aula, em inglês, com diploma de conclusão reconhecido pelo governo dos Estados Unidos. Nossa parceria, inicialmente apenas com a Texas Tech University, encontra-se enriquecida com o acréscimo da University of Missouri, que está habilitada igualmente a fornecer o diploma de High School aos alunos optantes desse programa, com excelentes possibilidades de ingresso na própria universidade. Hoje, nossa proposta está muito ampliada. Em 2019, em comemoração aos dez anos como ESCOLA INTERNACIONAL, implementamos o programa de Middle School para alunos de 6º, 7º e 8º anos. Além disso,todos os alunos da escola, desde o Maternal até a 3ª Série do Ensino Médio, têm aulas de inglês, inclusive com professores nativos de países de Língua Inglesa, com formação em nível superior.

Em todas as séries, em que se faz necessário, os alunos encontram-se divididos por níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado. Aos alunos que estudam no sistema integrado, oferecemos, desde a Educação Infantil, no contra turno, um volume maior de aulas e atividades em Língua Inglesa. Essas aulas são dadas de forma lúdica e totalmente sensorial na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, já que, nessas fases, a alfabetização na Língua Materna é prioritária. Após os 8 anos de idade, quando a língua materna está consolidada, a Língua Inglesa é trabalhada de forma aprofundada, linguística e gramaticalmente. Temos escolas parceiras em vários países, o que possibilita aos nossos alunos a oportunidade de frequentarem até dois meses de aulas nessas instituições, sem prejuízo acadêmico quando de seu retorno. Esse programa tem sido exitoso e muito acessível financeiramente, sendo oferecido aos alunos dos 8º e 9º anos. O ensino da Língua Espanhola se dá desde o 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. No ano de 2016, iniciamos alguns programas com escolas parceiras em países de Língua Espanhola, esperando alcançar, em breve, o mesmo sucesso de nossos programas para a Língua Inglesa. Aos alunos que desejam cursar uma Universidade no exterior, oferecemos atividades extracurriculares e acompanhamento de pessoal especializado que os orientarão quanto a cursos e instituições no estrangeiro.

Bandeira americana