Projeto - Fatores que interferem na conservação dos alimentos
1. Introdução
O filósofo Edgar Morin, em entrevista dada ao Fronteiras do Pensamento, em abril de 2020, explicita que o cenário nos impõe desconstruções: a desconstrução da crença em verdades absolutas trazidas pela ciência, da obstinação por garantias e certezas, e da pesquisa sem controvérsias. O momento em que vivemos tende a convencer cidadãos e pesquisadores de que as teorias científicas são biodegradáveis e que “a ciência é uma realidade humana que, como a democracia, se baseia em debates de ideias, embora seus métodos de verificação sejam mais rigorosos”.
A pergunta que procuramos responder aqui é em que consiste e com que objetivo devemos ensinar Ciências para crianças?
A Ciência é uma forma de conhecimento que nos ajuda a compreender o mundo ao nosso redor, desde os fenômenos naturais até as tecnologias e inovações que utilizamos em nosso cotidiano. Por isso, por meio do ensino de Ciências, as crianças desenvolvem habilidades de observação, questionamento e análise. Elas aprendem sobre os diferentes processos que ocorrem no mundo natural, permitindo que possam compreender melhor os fenômenos à sua volta. Ao realizar experimentos, formular hipóteses e analisar resultados, as crianças aprendem a pensar de forma lógica e a tomar decisões embasadas em evidências. Essas habilidades são importantes, não apenas na Ciência, mas também em outras áreas da vida, pois ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a possibilidade de resolver problemas.
Como as crianças são naturalmente curiosas, a ciência oferece um espaço que estimula a curiosidade e a imaginação. Ao fazer perguntas, buscar respostas e descobrir o mundo por meio de investigações, as crianças são incentivadas a imaginar e explorar novas ideias, o que promove seu desenvolvimento cognitivo e criativo.
Vivemos em uma sociedade cada vez mais baseada em conhecimento científico e tecnológico. Portanto, ensinar Ciências desde cedo ajuda a preparar as crianças para os desafios do futuro, capacitando-as a compreender e lidar com questões complexas, tomar decisões e se adaptar às mudanças que ocorrem constantemente em nossa sociedade.
Em nossa escola, procuramos ensinar Ciências às crianças, adotando abordagens pedagógicas adequadas a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Em especial, usamos a metodologia do Aprendizado Baseado em Problemas, que proporciona às crianças oportunidades para resolver problemas do mundo real. Para tal, apresentamos situações desafiadoras que exigem pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas, envolvendo projetos práticos que tragam solução para as questões da comunidade ao seu redor. Mostramos às crianças como a Ciência está presente em sua vida diária, fazendo conexões entre os conceitos científicos e os eventos, fenômenos e tecnologias que elas encontram no seu cotidiano.
2. Nossos Passos: Relato do desenvolvimento da disciplina Investigação Científica, na primeira etapa do ano letivo de 2023, nas turmas de 6º e 7º Ano.
-
Despertando o interesse: iniciamos selecionando um tema científico que fosse interessante e relevante para as crianças. Poderia estar relacionado ao seu ambiente, como plantas, animais, fenômenos naturais ou até mesmo um tópico relacionado à tecnologia. Os alunos mostraram-se interessados no escurecimento observado em um pedaço de maçã que eu havia deixado sobre minha mesa, como se tivesse esquecido ali.
-
Definindo uma pergunta ou objetivo: incentivei que, utilizando seu conhecimento prévio, as crianças elaborassem uma pergunta ou objetivo claro que guiasse o projeto. Chegamos à questão: Por que alguns alimentos escurecem depois de cortados? Que se estendeu para: Por que
-
Planejamento do projeto.
-
Experimentação e coleta de dados.
-
Análise e interpretação dos resultados: Nesse processo, contamos com o auxílio de outros professores da área de Ciências — Ítalo, professor de Química, Patrícia, professora de Biologia e Carla, professora de Física.
-
Apresentação dos resultados.
-
Reflexão e discussão.
3. Registros