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REDUZIR, REAPROVEITAR, RECICLAR

Redução, reutilização e reciclagem são importantes ações que constituem a chamada “política dos 3 Rs”, que visa reduzir a geração de resíduos e transformar alguns deles em um novo produto. Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo; em seguida, a reutilizar um produto sempre que possível e, por último, reciclar quando um material precisar ser realmente descartado.

A importância desta política no processo educativo reside em buscar modificar os hábitos da sociedade no que diz respeito ao consumo exagerado e ao desperdício, tendo um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na formação das futuras gerações. Cito, a seguir, alguns dos benefícios dessas ações no processo pedagógico.

  • Conscientização Ambiental: ensinar sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem sensibiliza os alunos para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta. Isso os torna mais conscientes das questões relacionadas ao consumo excessivo, desperdício e degradação ambiental.

  • Sustentabilidade: ao incorporar os três Rs no currículo escolar, os estudantes aprendem a adotar um estilo de vida mais sustentável. Eles entendem como suas ações individuais podem contribuir para a preservação dos recursos naturais.

  • Responsabilidade Social: os três Rs também estão ligados à responsabilidade social. Os alunos aprendem a considerar o impacto de suas escolhas no bem-estar das comunidades locais e globais. Eles se tornam mais responsáveis por suas ações e decisões em relação ao consumo e ao descarte.

  • Habilidades Práticas: aprender a reduzir, reutilizar e reciclar também envolve o desenvolvimento de habilidades práticas, como consertar objetos, criar soluções criativas para reutilização e separar materiais para reciclagem. Essas habilidades podem ser valiosas ao longo da vida.

  • Economia de Recursos: ensinar a reutilização e reciclagem pode mostrar aos alunos como economizar recursos naturais preciosos, como água, energia e matérias-primas. Isso os ajuda a entender a importância da gestão eficiente de recursos para o futuro do planeta.

  • Capacitação: conhecer os princípios dos três Rs pode capacitar os alunos a tomar decisões informadas em suas vidas cotidianas e a influenciar suas famílias e comunidades a fazerem escolhas mais sustentáveis.

  • Integração Interdisciplinar: os conceitos dos três Rs podem ser integrados em várias disciplinas, como ciências, matemática, geografia, ética e economia. Isso demonstra a interconexão entre os problemas ambientais e outros aspectos da sociedade.

  • Preparação para o Futuro: à medida que a preocupação com a sustentabilidade cresce, as habilidades relacionadas aos três Rs tornam-se cada vez mais valiosas no mercado de trabalho.

Desde que nossa escola foi fundada, buscamos ações pedagógicas que estimulem a consciência ambiental na justa medida entre crescer, desenvolver e preservar. Acreditamos que a incorporação dos princípios de reduzir, reaproveitar e reciclar no processo educativo é essencial para formar cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para uma sociedade mais sustentável e equitativa.

Em mais uma etapa dessa construção, caminhamos na direção de um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 3º Ano do 

Ensino Fundamental 1. Unimos Ciências, Artes, Filosofia e Inglês, comandados pela Profa. Guta, contando com o apoio das professoras Fernanda, Luana, Marcele e Maria Amélia . A atividade foi inspirada na necessidade  de ensinar os alunos a nomear, em Língua Inglesa, os móveis e equipamentos de uma cozinha. Além de visitar a cozinha de nossa escola, os alunos construíram e decoraram mini cozinhas, utilizando caixas de papelão, de medicamentos e cosméticos e papeis que seriam descartados. As fotos, a seguir, mostram um pouco do sucesso da atividade.

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