REDUZIR, REAPROVEITAR, RECICLAR: o papel da escola

Redução, reutilização e reciclagem são importantes ações que constituem a chamada “política dos 3 Rs”, que visa reduzir a geração de resíduos e transformar alguns deles em um novo produto. Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo; em seguida, a reutilizar um produto sempre que possível e, por último, reciclar quando um material precisar ser realmente descartado.

Mostramos, a seguir, um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental 1, quando unimos Ciências, Artes, Filosofia e Inglês, comandados pela Profa. Guta, contando com o apoio das professoras Fernanda, Luana, Marcele e Maria Amélia . A atividade foi inspirada na necessidade de ensinar os alunos a nomear, em Língua Inglesa, os móveis e equipamentos de uma cozinha. Além de visitar a cozinha de nossa escola, os alunos construíram e decoraram mini cozinhas, utilizando caixas de papelão, de medicamentos e cosméticos e papeis que seriam descartados. As fotos, a seguir, mostram um pouco do sucesso da atividade.